Acessibilidade em prédios e condomínios antigos



Quando falamos em acessibilidade, automaticamente pensamos em pessoas que utilizam cadeira de rodas, porém as dificuldades de locomoção vão além.

Pessoas com deficiência visual, motora, auditiva ou até mesmo os idosos poderão ter dificuldades ao transitar por condomínios e edifícios que não atendam os requisitos dessa lei.

Há uma lei em vigor desde Dezembro de 2004, que regulamenta diversas adequações necessárias para promover a inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) e também de outras pessoas, contemplando a adaptação de novas construções quanto também das mais antigas, isso vale para estacionamentos, elevadores, salão de festas e demais áreas comuns do prédio, tanto em construções públicas ou privadas.

Além dessa lei em nível federal que citamos anteriormente, há também uma norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que regulamenta a acessibilidade em construções novas e também da adaptação necessária em empreendimentos antigos, que além das pessoas com deficiência, ela também contempla idosos, gestantes, obesos, etc.

Ter um empreendimento acessível, vai além de incluir rampas e elevadores, é necessário a verificação do material e a inclinação para garantir a acessibilidade. Por isso é extremamente necessário um profissional que conheça as leis e normas de acessibilidade. Visto que essas mudanças também deverão ser realizadas em prédios antigos, dentro do possível, pois muitas vezes o edifício não possui estrutura suficiente para tais alterações, como por exemplo, alargar corredores.


Confira agora, quais os locais mais comuns onde deverão ser feitas essas adaptações.


- Pisos: deverão ser firmes, regulares e antiderrapantes

- Rampas e Escadas: necessitam de sinalização, corrimão e piso tátil

- Portas de Acesso: deverão permitir a passagem de cadeiras de rodas, andadores e carrinhos de bebê

- Calçadas: não poderão ter a passagem obstruída por qualquer objeto

- Interfones: precisam ter marcação em braile

- Banheiros: se forem de uso comum, deverão ser adaptados

- Estacionamento: deverá possuir vagas reservadas e indicadas de acordo coma legislação.

Posts Em Destaque