Qual a importância da manutenção periódica nos sistemas contra incêndio?



Como o próprio nome já diz, é um tipo de manutenção que ocorre de forma periódica, seja mensal, trimestral, semestral ou anual. Essa manutenção auxilia que qualquer princípio de incêndio seja rapidamente controlado, antes que atinja grandes proporções.

Infelizmente, no Brasil vemos muitos casos de incêndio, isso acontece devido a falta de manutenção preventiva e claro, muitas vezes o sistema sequer existe nesses locais. O ideal é sempre investir nesse modelo de prevenção, para que futuramente não haja prejuízos ainda maiores como os danos ou perda de patrimônio ou pior ainda, de vidas.

As manutenções preventivas e corretivas, falaremos dela mais abaixo, deverão ser realizadas por profissionais capacitados, inscritos em órgãos competentes como CREA/CAU.

A Manutenção Corretiva, é realizada quando ocorrem falhas ou quando os sistemas tornam-se inoperantes, realizando assim, uma correção nesses aparelhos. Já a Preventiva, é justamente o contrário, tendo como objetivo prever possíveis falhas e/ou quebras desses sistemas, garantindo eficiência em seu funcionamento.

E ainda temos outro tipo de manutenção, a Preditiva que nada mais é, do que o monitoramento desses sistemas através de softwares e equipamentos, indicando seu desempenho e funcionamento. Além disso, esse tipo de manutenção pode ser realizada à distância, evitando desmontagens e deslocamento.

Posts Em Destaque