Sondagem de Solo

Ao construirmos uma obra, é necessário avaliarmos o estado do subsolo, para que não ocorra atrasos e principalmente possíveis desastres. Como cada tipo de solo difere de acordo com a região, a Sondagem de Solo torna-se imprescindível, só assim podemos conhecer a fundo o terreno e a quantidade de carga que ele poderá aguentar, dessa maneira o Engenheiro responsável poderá avaliar qual o tipo de fundação mais adequada para determinada obra. A MAFS Engenharia, realiza três tipos de Sondagem de Solo, são elas:

  • À percussão

  • Manual à Trado

  • Sondagem à Percussão com Torque

Sondagem de Solo à Percussão (SPT)

Este tipo de ensaio é mais comum no Brasil, onde consiste na cravação vertical do solo com um amostrador padrão que através de golpes coleta a cada metro amostras que serão enviadas ao laboratório para análise e classificação tátil-visual. O ensaio é repetido continuamente a cada metro perfurado, até que se alcance um solo de resistência suficiente para suportar a carga projetada.

Manual à Trado

A Sondagem à Trado é um método de investigação que utiliza o trado, constituído por lâminas cortantes que podem ser compostas duas peças, de forma convexa (trado concha) ou única, de forma helicoidal. Este tipo de sondagem é mais econômico, pois penetra somente nas camadas de solo com baixa resistência e acima do nível d’água, onde  a amostragem geralmente é feita a cada metro, anotando-se as profundidades em que ocorrem mudanças do material.

Sondagem à Percussão com Torque

Utilizada como método complementar à SPT, este tipo de ensaio tem por objetivo determinar a natureza/origem do solo, bem como as profundidades e espessuras dessas camadas. Enquadrando os solos em um novo tipo de classificação, onde sua estrutura desempenha papel fundamental.

Fale conosco através do formulário ou de nossos telefones.